Pular para o conteúdo principal

João Álvares de Siqueira Bueno

 A vida a partir da Aldeia de Nossa Senhora da Conceição

João Álvares de Siqueira Bueno e sua esposa Henriqueta, em foto de 4 de junho 1904 (RANALI)

João Álvares de Siqueira Bueno, também conhecido como João Bueno, foi um importante político paulista do final do século XIX e início do século XX. Nascido na Aldeia de Nossa Senhora da Conceição, em 2 de julho de 1834, João Bueno foi primo de outros importantes políticos da época, como Antonio José de Siqueira Bueno, Vicente Ferreira de Siqueira Bueno e José Alves de Cerqueira Cesar. (Silva Leme, Luiz Gonzaga (1905). Genealogia Paulistana. [S.l.]: Duprat Comp)

 

João Bueno casou-se duas vezes, a primeira com Henriqueta Paulina de Siqueira Bueno por volta de 1860, e a segunda com Deolinda Ramos Bueno, em 1903. Deolinda, nascida no bairro de Bonsucesso, foi a sobrinha de João e foi homenageada com o nome da Rua Deolinda Ramos Bueno, no Bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. João Bueno não teve filhos.

 

Além de sua atuação política, João Bueno administrou terras na região de Guarulhos, onde investia em atividades agropecuárias, relatos de jornais da virada do Século XIX para XX citam visitas de paulistanos à Fazenda Cumbica, de Bueno, para compra de touros para as Touradas do Largo da República, atual Praça da República (jornal Correio Paulistano). Sua família foi uma das mais influentes na região, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico e político da cidade.

 

João Bueno faleceu em 16 de novembro de 1912, aos 78 anos de idade, e está sepultado no Cemitério da Consolação. Seu nome ficou marcado na história de Guarulhos como um dos grandes líderes políticos da cidade, e seu legado ainda é lembrado até os dias de hoje, pelos simbolismos de homenagens que recebeu.

 

Da Fazenda ao destaque político na Capital

João Álvares de Siqueira Bueno teve uma carreira política de destaque. Formado em Direito em 1858, João se mudou para Macaé, no Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira política. Dois anos depois, retornou a São Paulo, onde começou a construir seu legado político na região.

 

João Bueno foi Deputado Distrital e Vereador, reeleito várias vezes pelo Partido Liberal. Como vereador, foi designado Intendente de Higiene da Câmara de São Paulo e apoiou a criação da linha de bondes que conectava São Paulo a Guarulhos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da cidade.

 

Além disso, João Bueno foi um dos grandes impulsionadores para a emancipação de Guarulhos, lutando para que a cidade se tornasse um município independente de São Paulo. Seu trabalho árduo e sua influência política foram essenciais para que a cidade se tornasse um município em 1880.

 

No final do século XIX, João Bueno também foi eleito Deputado Provincial e tornou-se um grande influenciador da regulamentação de terras no Estado de São Paulo. Seu trabalho na área política foi essencial para o desenvolvimento da região e para a melhoria das condições de vida da população.

 

Herdeiro da Fazenda Cumbica

A família Siqueira Bueno, como consequência das divisões familiares das áreas herdadas de sesmarias de Amador Bueno da Ribeira, era proprietária de vastas extensões de terra na região de Guarulhos, desde onde hoje é o Parque CECAP, Cabuçu, Jardim Bananal, no sopé da Serra da Cantareira, até os limites da margem direita do Rio Tietê. Destas terras, destaca-se a Fazenda Bananal, Fazenda Invernada e Fazenda Cumbica. João Bueno, por sua vez, era herdeiro da Fazenda Cumbica, localizada onde hoje está a Base Aérea de São Paulo e o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos.

 

Em abril de 1906, João Bueno permutou a Fazenda Cumbica com um amigo de vereança, Abilio Soares, um político e empreendedor de grande destaque no Estado de São Paulo na segunda metade do século XIX. Na permuta, João ficou com o Sítio Beliche, localizado em Santo André. Hoje, no local desse sítio, fica o Parque Prefeito Celso Daniel, localizado no bairro Jardim. (Cabral Jr, Alfredo Soares (2020). Abílio Soares: A Trajetória de um Republicano.1 ed. São Paulo: Digitop)

 

A Fazenda Cumbica era uma das mais importantes da região de Guarulhos, devido a sua localização privilegiada, na saída de São Paulo, que começava a crescer intensamente no início do Século XX, bem como por margear o rio Tiete e os acessos à Serra da Cantareira, uma das saídas para o interior do Estado de São Paulo. João Bueno permutou sua fazenda com Abilio Soares depois dos 70 anos, buscando uma região mais tranquila para os últimos anos de sua vida, distante de alguns conflitos familiares que se intensificavam em Guarulhos.

 

Guarulhos e São Paulo Dedicam Homenagens:

João Álvares de Siqueira Bueno também é lembrado por suas homenagens, que o tornam parte importante da história de Guarulhos e da cidade de São Paulo.

 

Uma das mais notáveis homenagens a João Álvares de Siqueira Bueno foi sua menção no hino do município de Guarulhos, onde ele é citado ao lado de outro ilustre contemporâneo, Conselheiro Crispiniano. A letra do hino diz: "Tuas praças são livros abertos, / Onde lemos futuro e glória. / Crispiniano e Bueno fulguram / como vultos eternos na História". Essa homenagem destaca a importância de João Álvares de Siqueira Bueno para a cidade de Guarulhos e para o Estado de São Paulo como um todo.

 

Além dessa homenagem, João Álvares de Siqueira Bueno também foi lembrado por meio da rua que leva seu nome. A rua Siqueira Bueno, que fica na Mooca, faz parte do limite leste do bairro, juntamente com as ruas Fernando Falcão e Rua do Oratório. Essa rua inicialmente se chamava Rua João Bueno, mas no início do século XX, para evitar confusão com outra rua próxima (Rua João Boemer), mudou para a atual Rua Siqueira Bueno.

 

Outra homenagem importante a João Álvares de Siqueira Bueno é a Escola Estadual que leva seu nome. Localizada no bairro Jardim Tranquilidade, na cidade de Guarulhos.

 

Por fim, vale mencionar a contribuição de João Álvares de Siqueira Bueno para a reforma do Santuário Nossa Senhora de Bonsucesso e para a construção da Capela de São Bonifácio. Dentro do santuário, encontra-se uma placa na qual se lê: “Esta Capella e seu altar onde está a imagem de S. Bonifacio forão mandados construir pelo Dr. João A. de Siqueira Bueno em 1903 em memória de seu pai Bonifácio de Siqueira Bueno fallecido e sepultado no interior da capella a 04 de fevereiro de 1880”. Essa homenagem mostra a ligação de João Álvares de Siqueira Bueno com sua cidade, mesmo tendo passado grande parte da vida em São Paulo e no final em Santo André.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Primeira Geração Siqueira Bueno

A família Siqueira Bueno, que foi conhecida pela participação política em São Paulo e Guarulhos no século XIX, teve a sua primeira geração, com este sobrenome, formada no final do século XVIII, na união dos descendentes dos Bueno da Ribeira com Siqueira Mendonça, na freguesia de Conceição dos Guarulhos. Mas seria muito simples identificar o momento exato que ocorreu a cola destes sobrenomes, sem avaliar a riqueza de parentescos que constroem o contexto histórico e sua bagagem emotiva e cultural. Isso sem dizer sobre a abertura de um leque fantástico de pessoas interessantíssimas que não tinham relação sanguínea, mas que foram contemporâneas e não menos importantes para este período, no Estado de São Paulo.   Aldeia dos Guarulhos É evidente que o objetivo nesta crônica é demonstrar a primeira geração que carrega este sobrenome, mas não podemos deixar de voltar quase 200 anos antes do encontro familiar para mencionar o que acontecia para os “ lados de Mogi ”, “ perto da Aldeia do

Siqueira Bueno - Breve Introdução

Para que escrever a história das origens de um sobrenome? Para quem isso pode interessar? Como contar uma história sobre origens, nascimentos, conflitos familiares que diretamente só dizem respeitos à alguns curiosos descendentes ?   Pois é. Sempre me pergunto sobre estas questões quando dedico algumas horas pesquisando a história dos Siqueira Bueno e das pessoas incríveis que rodearam estes paulistas. Cerqueira Cesar, Conselheiro Crispiniano, Edu Chaves, Coronel Rabelo, Abílio Soares e tantos outros, que hoje são lembrados penas pelas ruas, terminais, escolas, bairros que têm seus nomes.   Não me debrucei sobre esta pesquisa sempre com o mesmo empenho. As vezes dedico mais ou menos energia, mas diferente de uma atividade sofrida e desgastante, este é um hobby para quando me sobra um pouco de tempo. Um exercício de estudo e investigação . Muita leitura e uma constante sensação de dúvida sobre vários acontecimentos , que atiça a curiosidade e mantem este um trabalho sem